A mastigação correta é um passo importante na digestão e na absorção adicional de nutrientes vitais. Infelizmente a maioria das pessoas desconhece o fato de que a digestão realmente começa na boca (não no estômago). 

A ação da mastigação ajuda a quebrar mecanicamente os alimentos em uma textura mais fina, aumentando assim a área da superfície para que a saliva possa fazer seu trabalho. 

Comer com calma e mastigar apropriadamente é um hábito que deve ser cultivado durante toda a vida, mesmo que a rotina seja demasiadamente corrida.

Razões para cultivar a mastigação correta

Existem muitas razões pelas quais é desejável cultivar a mastigação correta. Pode-se destacar:

  • Aumenta a absorção de vitaminas, minerais e outros nutrientes

Quando os alimentos são completamente decompostos através da mastigação correta, é mais fácil para os nutrientes serem absorvidos pelos intestinos. 

Por exemplo, certos tipos de alimentos, como nozes e alguns vegetais crus, não podem ser completamente quebrados no estômago e a mastigação adquire papel ainda mais essencial.

  • Ajuda a manter um peso saudável

Quanto mais tempo uma pessoa mastiga sua comida, mais tempo leva para terminar uma refeição. Pessoas que comem mais devagar tendem a comer menos. 

Enquanto as pessoas comem, uma mensagem é enviada ao cérebro para indicar que elas estão ficando saciadas. Ao mastigar rápido demais, a pessoa pode acabar com a comida, mas o cérebro ainda pensa que está com fome. 

Quando isso ocorre, é mais provável que o indivíduo continue a comer e consumir mais calorias, o que pode levar ao ganho de peso ou interferir na dieta.

  • Ajuda na quebra adequada de gorduras

Algumas enzimas na saliva ajudam a quebrar a comida. Por exemplo, a lipase lingual é uma das enzimas produzidas pelas glândulas salivares responsáveis por auxiliar na quebra das gorduras. 

Maior exposição à saliva ao mastigar alimentos significa maior exposição a essa enzima. Se a gordura não for quebrada completamente e for deixada sem processamento, pode levar a problemas digestivos. 

Uma exposição mais longa à saliva através da mastigação correta dos alimentos também ajuda a comida a viajar pelo esôfago com mais facilidade, pois lubrifica e umedece os alimentos.

  • Menos energia na digestão

Ao não fazer uma mastigação correta dos alimentos, outras partes do sistema digestivo precisam usar mais energia e trabalhar mais para quebrar os alimentos. Partículas menores de comida quebradas pela mastigação adequada permitem que a comida se mova por toda a trilha digestiva mais facilmente. 

O estômago pode trabalhar com mais eficiência e rapidez permitindo uma absorção mais eficiente dos nutrientes no intestino delgado.

  • Aumenta a capacidade de provar e apreciar a comida

A hora da refeição deve ser um momento para relaxar e desfrutar do prazer de uma boa comida. Tomar o tempo para mastigar cada mordida completamente, não é bom apenas para o corpo, mas pode ajudar a alimentar a alma. 

A mastigação correta os alimentos ajuda a apreciar cada sabor no prato e a desfrutar melhor de uma refeição.

Fazer um esforço consciente para começar a se beneficiar da mastigação é a maneira ideal de começar. 

Muitas pessoas recomendam mastigar um número definido de vezes antes de engolir a comida, mas não é preciso levar esta recomendação ao extremo. Basta se certificar que a mastigação é suficiente para reduzir ao mínimo o tamanho dos alimentos.

Há razões suficientes para começar a praticar a mastigação correta e ter hábitos mais saudáveis a partir da próxima refeição!