O diabetes é uma doença causada por alterações na função da insulina!

Seja na forma como ela é utilizada pelo corpo (resistência à ação da insulina nos tecidos periféricos) ou em sua própria formação. A insulina é um hormônio – e sua função é trazer energia para o organismo e regular as quantidades de glicose no sangue.

Uma vez que a função da insulina na pessoa com Diabetes fica prejudicada, é possível que esses indivíduos apresentem altas taxas de glicemia (açúcar alto no sangue), o que, por sua vez, pode ocasionar as complicações da doença. Problemas como infartos, derrames (AVC), pé diabético e risco de amputação, e retinopatia (alteração nos vasos dos olhos que pode levar a perda da visão) podem ser relacionados ao diabetes não controlado por longos períodos. Por isso é fundamental controlar o seu Diabetes!

Existem inúmeros tipos de Diabetes, sendo os mais comuns e mais conhecidos o Diabetes tipo 1 e o Diabetes tipo 2.

O Diabetes tipo 1 é ocasionado por autoimunidade (Substâncias do sistema imune que atacam a nossa fábrica de insulina – as células beta do pâncreas), não é transmissível e é mais raro do que o Diabetes tipo 2. Se manifesta, geralmente, na adolescência ou infância do indivíduo, que de forma abrupta deixa de produzir insulina.

Já o Diabetes tipo 2 é o que surge através da falha na função da insulina, podendo ser relacionada a maus hábitos de vida, como os hábitos alimentares não saudáveis, excesso de peso e sedentarismo. Antes de ser diagnosticado com Diabetes tipo 2, é possível que um indivíduo seja diagnosticado com pré-diabetes, que, como o nome já diz, é um estágio que antecede o Diabetes tipo 2 e, portanto, representa um risco aumento desta doença. Nesse estágio, as mudanças positivas de estilo de vida podem reverter o problema e normalizar os níveis glicêmicos.

Fique por dentro dos cuidados específicos para cada fase, com informativos que poderão ajudar você e quem lhe acompanha no dia a dia para uma vida mais feliz!

Alimentação Saudável

As calorias estão presentes em todos os alimentos. Elas são necessárias para manter o funcionamento do corpo nas 24 horas. O consumo excessivo pode levar ao ganho de peso. Portanto, calorias são necessárias, o seu excesso não. Fique por dentro das dicas para uma alimentação saudável!

Alimentação Saudável e Diabetes

Hipoglicemia

Você já ouviu falar de pessoas com diabetes que desmaiam na rua ou tiveram que ser levadas para o hospital? Atitudes certas, na hora certa, podem evitar diversas dificuldades. Saiba mais neste informativo exclusivo!

Alimentação Saudável - Diabetes Tipo 1

Evidenciar os diferentes métodos de terapia nutricional aos portadores de Diabetes tipo 1, para que o médico e o paciente possam tomar decisões estratégias para o cuidado correto. Um informativo nutricional pra quem é portador ou acompanhante do paciente!

Alimentação Saudável e Diabetes

Alimentação Saudável - Diabetes Tipo 2

O Diabetes do Tipo 2 está diretamente relacionado ao excesso de peso e alto consumo de gorduras na dieta. Manter um peso adequado e uma alimentação balanceada favorece o controle da glicemia e pode retardar o aparecimento deste tipo de Diabetes. Que tal boas informações para um cuidado melhor?