Ultrassonografia de Tireoide

É o melhor exame de imagem para a detecção de nódulos, com sensibilidade de aproximadamente 95%, superior a outros métodos mais sofisticados, como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética.

Avaliação com precisão

A US torna possível a visualização de nódulos não palpáveis, avalia com precisão as características desses nódulos (volume, número, ecogenicidade, presença de calcificações) e diferencia cistos simples, que têm baixo risco de malignidade, de nódulos sólidos ou mistos.

A ultrassonografia de tireoide também é útil em identificar padrões de irregularidade no parênquima tireoidiano, com padrão difusamente grosseiro formando “pseudonódulos”, ou seja, falsos nódulos que nada mais são do que áreas de tireoidite entremeadas no tecido tireoidiano normal.

É o que acontece na tireoidite de Hashimoto, por exemplo.

Por fim, a US pode também servir como guia para procedimentos diagnósticos (por exemplo para a Punção de Tireoide) e terapêuticos (por exemplo aspiração de cistos, injeção de etanol e terapia com laser), assim como o monitoramento de crescimento do nódulo.

A ultrassonografia traz algum risco à saúde?

Não! A ultrassonografia é um procedimento indolor, não invasivo, sem radiação, sem uso de contraste, e que não traz quaisquer riscos à saúde do paciente!